Compositor carioca lança single antecipando seu disco de estreia.
No dia 6 de Novembro de 2020, chega às plataformas digitais e ao Youtube o single e videoclipe de “Mariana, Por Favor”, lançamento do artista André Pelo Mundo, que está antecipando com esta faixa seu álbum de estreia: “Tororó/Terapia”, idealizado e produzido no Rio de Janeiro, é um disco autoral de André Pelo Mundo, gravado e mixado por Barbanjo Reis no estúdio Camelo Azul. A distribuição é da Warner Music através da Joint Venture Caravela Records/Warner Music.
Em seu segundo videoclipe, André retoma as raízes do samba com a sensibilidade contemporânea. A música, macia e contagiante, dialoga com a ambiência da quarentena: as imagens ensolaradas e selvagens estão entremeadas de glitches, e o batuque tribal tem contornos eletrônicos. A faixa é uma divertida tentativa de profanação dos alicerces da composição popular brasileira.
“Mariana, Por Favor”, por exemplo, parece uma versão lo-fi dos Afro-Sambas de Baden Powell e Vinícius. Um samba indie, por assim dizer, que mistura a melancolia do nosso mundo digital onipresente com a cadência da música popular brasileira. Com uma letra curta e inteligente, a mensagem poética é quase um slogan. Sonoramente, parece que passaram um filtro colorido no samba, uma evocação das raízes em meio à quarentena. Um novo refrão para o jovem desse século. Com os dedos sujos de antropoceno, André Pelo Mundo faz o violão se tornar digital.
Sobre o videoclipe, o artista diz o seguinte:
“É uma carta de amor, um retrato pintado em melodias simples. Instrumentos variados se intercalam no decorrer da faixa e ajudam a diferenciar as emoções, que são a matéria prima dessa música. É um delírio pop, também, uma melodia deliberadamente convidativa. No vídeo utilizamos a narrativa do sonho, e dividimos o clipe em um trecho ensolarado, na floresta, e uma noite na cidade.”
Assista aqui ao vídeo:
Sobre o artista
André Pelo Mundo é um artista moldado pela época em que vive, trabalhando de forma natural e expansiva. Toca piano e violão e só trabalha com suas próprias canções. Sua produção se estende da composição musical à pintura. É aluno do curso de Arranjo da Unirio, e gosta de misturar a tradição musical brasileira com os ruídos do século XXI. Com o seu trabalho sonoro, faz o que é tão natural para seus contemporâneos: bifurcar e cruzar os caminhos da tradição e do experimentalismo.
Ficha técnica: Produzido por: Barbanjo Reis Produção executiva: André Pelo Mundo Piano, Violão, e Voz: André Buarque Sintetizador: Lucca Valadares Gravado e Mixado por Barbanjo Reis em 2019 no Estúdio Camelo Azul (Botafogo – Rio de Janeiro) Artista: André Buarque Faixa: Areia Gênero: Nova MPB Autor: André Buarque Editora: Warner Chappell Selo: Caravela Distribuído por Warner Music.
Créditos do Clipe: Direção: João Fujioka e Lucas Guimarães Filmagem e Edição: João Fujioka e Lucas Guimarães Produção: André Buarque Locação: Floresta da Tijuca e Ipanema, no Rio de Janeiro. Fotografia: Lucas Guimarães Ator: André Buarque
Siga André Pelo Mundo no instagram:
Comentários