Golden milk e seus benefícios

O Golden Milk – ou leite dourado – tornou-se popular devido a sua ação funcional e possui origem na medicina ayurvédica, que surgiu na Índia há mais de 5 mil anos. Ayurvédica significa “ciência da vida” e tem como filosofia o bem-estar integrado, que valoriza a harmonia entre o corpo, a mente e alma. Com essa filosofia e propósito é que surgiu o Golden Milk.

O QUE É O GOLDEN MILK?

A bebida é feita a partir de leite vegetal com um mix de especiarias. Recebe este nome devido a aparência dourada que lhe é conferida pela presença da Cúrcuma, que dá a bebida propriedades anti-inflamatórias e antibióticas. Além do leite e da Cúrcuma, o mix conta com canela, pimentas preta e vermelha e cardamomo.

PRA QUE SERVE?

Sua fórmula nutricional é rica em compostos bioativos que atuam em sinergia, proporcionando maior biodisponibilidade ao organismo. Ou seja, a associação destes ingredientes aumenta o poder de absorção, otimizando seus efeitos positivos.

Quais são os benefícios? Segue uma lista rápida:

  1. Poderoso antioxidante – reduz os danos dos radicais livres e do stress oxidativo;

  2. Auxilia a saúde imunológica;

  3. Propriedade anti-inflamatória – alivia a dor e a inflamação da artrite;

  4. Melhora e pressão sanguínea e reduz o colesterol LDL;

  5. Ajuda na digestão e no metabolismo energético;

  6. Pode melhorar a memória e a função cerebral;

  7. Previne ou inibe câncer de cólon, mama e pâncreas;

  8. A curcumina pode melhorar o humor, reduzindo sintomas de depressão;

Agora, de forma um pouco mais específica, a função de cada ingrediente:

A pimenta preta, a partir do componente peperina, é responsável por impedir o fígado de metabolizar a curcumina antes que ela possa ser absorvida pela corrente sanguínea. Uma pitada de pimenta do reino em combinação com cúrcuma pode aumentar a biodisponibilidade em até 2.000%.

Leite vegetal – utilizando o leite de côco, por exemplo, a bebida provê uma boa quantidade de triglicerídeos de cadeia média, que reduzem a inflamação, além de apoiar a perda de peso e o crescimento muscular. Também contém eletrólitos naturais e gorduras saudáveis, que melhoram a saúde intestinal e regulam a digestão.

Já o cardamomo reforça a saúde digestiva e imunológica; a canela é uma fonte de antioxidantes;

COMO TOMAR?

Servido quente, contém um toque refrescante no início e doce no fim. Pode ser tomado no café da manhã ou antes de dormir. Segue a receita de como fazer o golden milk em casa:


Caso não queira fazer a receita em casa, compre a mistura do golden milk já pronta a granel em lojas de produtos naturais, caso ache o sabor muito forte, a dica é adoçar com mel. Misture com leite quente e aprecie o sabor refrescante enquanto cuida da sua saúde!

Referências: 
1-  https://www.naturespath.com/en-us/blog/whats-deal-golden-milk/ 
2-  https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/beneficios-do-golden-milk-uma-bebida-milenar-o-que-e-e-como-tomar/ 
3-  https://www.healthline.com/nutrition/golden-milk-turmeric#section9 

#receita #goldenmilk #fitness #receitafit #saúde

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo