Mulheres na música: Pitty

Hoje começo um quadro mais que especial: mulheres na música! Vou usar este espaço compartilhar curiosidades sobre a vida de mulheres que eu admiro no mundo musical. E para estrear esse bloco maravilhoso vou falar sobre a rainha do rock brasileiro: Pitty.

PITTY em 10 curiosidades

1 – Antes de fazer sucesso como Pitty, ela já tocou em outras 2 bandas: a primeira banda, SHES (1998) era composta só por mulheres e Pitty atuava na bateria. A segunda banda foi Inkoma (98-2000), já entrando como vocalista.

2 – Durante a gravação de uma faixa num CD tributo aos Ratos de Porão, em 98, Pitty conheceu o produtor Rafael Ramos, da Deck Disc, e acabaram ficando amigos (mantendo a parceria até hoje). Em 2002 Pitty, Rafael sabia que Pitty estava compondo e a chamou para assinar com a gravadora Deck disc. Em 2003, lança seu primeiro álbum solo: “Admirável chip novo”, contando com a produção de Rafael .

3 – Além do disco de estreia ter sido o álbum de rock mais vendido do ano, tem uma história curiosa por trás do lançamento do single “Máscara”: a gravadora queria lançar “Equalize” como o primeiro single de Pitty pois é o que eles achavam que ia tocar na rádio, mas a baiana bateu o pé e disse que esta música não resumia bem a sua obra, e decidiu por si o single de apresentação: “Máscara”. E no aniversário de 15 anos do álbum, Pitty relembrou sobre o embate:

4 – “Máscara” foi escolhida como o primeiro single por mostrar o seu estilo. Pitty chegou ao mercado com os dois pés na porta! Através das guitarras pesadas e letra profunda, Pitty abraçou o estranho, o diferente, o underground.

5 – Em entrevista a mvhp, na época, Pitty disparou sobre o que quis mostrar com o single:

“Eu vivo de saco cheio dessa história de ter que ser de determinado jeito senão é taxado de anormal. De ter que usar a cor da moda, e de ter que fazer o que a mídia te impõe. Eu quero ter a liberdade de me assumir do jeito que eu sou, mesmo sendo imperfeita, passível de falhas, ou seja humana.”

6 – Com a carreira deslanchada, nos últimos 20 anos a cantora já lançou mais 4 álbuns e teve outros projetos musicais como o folk de Agridoce e diversas participações com outros cantores.

7 – Pitty revelou ter camisas da sorte, e é claro que são de bandas. Comemorou os 15 anos de Admirável chip novo com uma camisa do Dead Kennedys.

8 – Hoje em dia, além ser uma das maiores roqueiras do brasil (senão a maior), Pitty é uma importante voz feminina frente a participação do programa Saia Justa (GNT), onde junto com outras integrantes – Astrid Fontenelle, Mônica Martelli e Gaby Amarantos – discute sobre relacionamento, saúde, política, trabalho, sexo, economia, ou seja, aborda os assuntos do noticiário e das redes sociais de uma forma diferente.

9 – Pitty casou-se em segredo com o baterista da banda Nx Zero: Daniel Weksler, em 2010, após a cerimônia até twittou: “ops, casei.”, para a divulgação da notícia haha! Juntos tem uma filha: Madalena, que hoje tem 3 anos.

10 – Pitty é gente como a gente, no dia 1º de abril, durante a transmissão de Saia Justa, mostrou-se ansiosa e assustada com a quarentena causada pelo covid-19:

Por exemplo, ver muitas notícias durante o dia acaba me deixando sem ar. Então, escolho apenas um ou dois veículos de imprensa confiáveis para me informar sobre o que está rolando no Brasil e no mundo sobre a pandemia”

Encerro por aqui as curiosidades sobre a vida e música da Pitty! Espero que tenham gostado e se souberem de mais curiosidades, podem compartilhar comigo!

Esse quadro será postado sempre na segunda sexta-feira do mês, anotem aí, ok? E de quem será que falarei no próximo? Suspense!!

Por fim, deixo um #PõenaPlaylist :



#mulher #feminista #pitty #hardcore #punkrock #rockbaiano #rockbr #bahia #mulheres

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo