Single “Agô” antecipa “Karawara”, novo disco de Rommel

Faixa já chegou às plataformas de streaming em setembro e videoclipe acompanha ; o álbum, que traz canções em português, inglês e francês, sai em novembro.

“Karawara”, a expressão que dá título ao álbum, refere-se aos espíritos da floresta, e demonstra a conexão do artista com questões de nosso tempo, como a preservação da natureza e de povos e comunidades tradicionais. Um trabalho profundamente poético, carregado de ousadia e delicadeza. Agô é o primeiro de três singles que serão lançados antes do álbum. Um ijexá que faz refêrencia ao legado cultural do povo negro e às matrizes africanas no Brasil tendo a arte como forma de resistência. O videoclipe, filmado no Rio de Janeiro, é uma homenagem ao centenário da bailarina e coreógrafa Mercedes Baptista (1921- 2014), em reconhecimento a sua inestimável contribuição à construção e consolidação da identidade da dança afro-brasileira. Seu papel foi fundamental na conscientização da luta antirracista, através da valorização e afirmação da arte e da cultura negras brasileiras.

“Pedindo a paz de Oxalá/ dizendo agô aos Orixás/ Agô/ Levando flores para ofertar/ e as pegadas vão pro mar/ Amor”,

diz um trecho da letra, que também reforça a importância da arte como uma forma de resistência, o que se manifesta em outras faixas de “Karawara”.


As atrizes do clipe, Aline Valentim, maravilhosa dançarina da música afro-brasileira e Malu Oliveira poetisa e professora, já nutriam grande admiração por Dona Mercedes, sua arte as influenciaram no percurso de suas carreiras e nas suas vidas.


Em “Agô”, Rommel (voz e violão) é acompanhado por Carlos Bala (bateria), André Galamba (baixo e guitarra), Vovô Saramanda (percussão), David Ryshpan (teclado), Parrô Mello (saxofone), Márcio Oliveira (trompete), Debson Silva (trombone), Jordan Zalis e Pryia Shah (backing vocals).

 

Selo, Biscoito Fino @biscoitofino

Filmado:

Praia vermelha - Rio de Janeiro - Brasil

Cais do Valongo - Rio de Janeiro - Brasil

Escultura de Mercedes Baptista - Largo de São Francisco da Prainha - Rio de Janeiro - Brasil


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo