Terça com leitura: Novidades sobre nós

Hoje o texto é especial, o tema surgiu de uma reflexão de quarentena, espero que vocês se identifiquem!

“Pode ser que não estejamos percebendo em tempo real algumas mudanças que o isolamento social está fazendo em nós, mas, como diria Caetano, alguma coisa acontece no meu coração. E talvez o mesmo esteja se passando com você.

Vivemos uma época totalmente nova, sem precedentes e, nem nos piores pesadelos, prevista por nós. Estamos longe das pessoas que amamos, da família, dos amigos. Não podemos ir aos lugares que nos fazem tão bem. Diante do cenário sombrio, não temos opção a não ser sossegar em casa até que tudo isso passe. E vai passar.

E, dia após dia, tenho percebido que estar somente consigo mesmo é uma aventura pra lá de diferente. Assustadora de início, sim, mas, após o primeiro susto, essa jornada interior traz descobertas que podem ser muito úteis a nossas vidas.

Viver para você. Essa é a questão.

Estamos acostumados a viver em sociedade e os padrões que estão enraizados em nossa cabeça acaba nos robotizando em certas questões, ou mesmo, fazendo-nos abandonar uma grande parte da nossa personalidade em prol da busca por ser da sociedade: querer se encaixar.

Não é isso que move nossas vidas? Ser parte, estar inserido? Ter sucesso pessoal. Resumindo em duas palavras: aceitação e reconhecimento.

Parece que baseamos todas nossas escolhas e comportamento buscando alcançar tais objetivos, e, de repente, a vida deu uma reviravolta e, agora, estamos sozinhos, e somos obrigados a vivermos apenas para nós mesmos. Nesse exato momento, não nos vestimos mais pensando no que os outros vão achar; não tentamos dar o máximo para ganhar algum prêmio, promoção, elogio. Não vamos mais a lugares chiques, a restaurantes famosos, a praias paradisíacas. Tudo que importa para sermos felizes tem que estar apenas em nós. Dentro da gente.

E esse é o desafio mais incrível que podemos enfrentar nessa época: provar que felicidade se carrega no bolso. Cozinhar por prazer, vestir-se para próprio deleite, encontrar no restrito espaço doméstico um mundo de distrações e descobrir a ótima companhia que você é. Dar o máximo de si para si mesmo.

Há um universo escondido dentro de cada um de nós pronto para ser descoberto. E, quando tudo isso passar, essa descoberta poderá abrir nossos olhos sobre os valores que verdadeiramente importam na vida.

Aproveite sua viagem interior. Te garanto que tem tudo para ser bem divertida.”

Texto por Conrado Muylaert

#quarentena #caetano #leitura #universo #quarentine #felicidade #Terçacomleitura #valores #conhecimento

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo