Caito Maia, fotografado por (Marcus Steinmeyer/Revista VIP)
A Chilli Beans foi fundada nos anos 90 e hoje conta com mais de 800 pontos de venda no Brasil e também em Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, México, Bolívia e Tailândia.
Caito Maia começou a vender óculos há 20 anos, como ele mesmo já se definiu: era um muambeiro que trazia óculos dos Estados Unidos e vendia-os por aí no porta malas da sua Parati surrada. Rapidamente empolgou-se e montou uma operação para vender óculos em atacado, levou dois grandes calotes.
Os calotes foram o suficiente para perceber que era necessário investir em uma marca própria, então, em 1997, foi criada a Chilli Beans.
A alma da empresa sempre foi a inovação e a busca de usar o óculos como acessório de moda. O primeiro diferencial da empresa foi o conceito Self service, que foi a ideia de abrir a loja expondo os modelos de óculos sem vitrines fechadas, permitindo o acesso direto do consumidor ao produto, deixando-o manusear e experimentar os óculos, algo inédito no mercado.
Caito, em uma entrevista a Revista Exame, falava sobre as suas inspirações e decoração característica do seu escritório: repleta de caveiras mexicanas, almofadas douradas em formato de luvas, um cachorro rosa de porcelana e outras coisas únicas:
“Adoro esse universo, mano. Ele resume os três pilares da Chilli Beans, que são música, arte e moda. É essa mistura que faz o sucesso da marca.”
Além destes pilares, também podemos destacar a inovação como a alma da marca. Desde o início Caito se destacou pela inovação através do conceito self service, anos depois iniciou a linha de relógios, firmou parcerias com artistas internacionais e nacionais (Lenny Kravitz, Anitta, Giovanna Ewbank…), com estilistas como Herchcovitch, Thais Gusmão, Gloria Coelho e Amap, lançou a convenção anual Navio Chilli Cruise que conta com cerca de 4 mil convidados e artistas como Alok, e desde 2017, Caito foi convidado a participar do Shark Tank Brasil. Não bastando toda essa movimentação, a Chilli Beans ainda participa do Rock In Rio, onde patrocina uma capela e realiza vários casamentos.
Em meio a toda essa movimentação, a marca lança semanalmente dez modelos de óculos de sol, cinco de relógios e sete de armações de grau. É mole?!
O que mais me admirou em toda a história, além da capacidade do Caito se reinventar, foi que ele inspira os brasileiros e se inspirarem em brasileiros… na mesma entrevista que ele deu a Exame, foi perguntado quais eram suas inspirações, saca a resposta dele:
“David Lynch, David Bowie e O Boticário. Quando perguntam sobre inspiração para um brasileiro, os nomes mais lembrados são os de Steve Jobs, Bill Gates, a turma do Vale do Silício etc. Pô, temos um puta case de sucesso aqui no Brasil, uma botica que virou a maior franquia do mundo, e vou ficar pagando pau pra gringo? Ah, faz favor.” – Caito Maia
E é por isso que escolhemos a Chilli Beans para inaugurar a página de moda! Aqui iremos postar novidades do mundo da moda e também cases sobre empresas brasileiras porque temos muita coisa bem feita aqui! Eu mesma já adorava a Chilli Beans, mas depois de conhecer mais sobre o Caito Maia, gosto mais ainda.
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